Fature na Net:

domingo, 18 de março de 2012

O ARTISTA

O ARTISTA

Silent movie? Bem, quase! Trata-se de uma boa estória, cativante, com uma boa dose de candura, mas excessivamente contemporânea para retratar as estórias da época do filme mudo, bem mais ingênuas. Além disso, na era do filme mudo, os atores apresentavam expressões faciais e corporais bem mais intensas e dramáticas para transmitirem suas mensagens do que as que assistimos no "O Artista". Creio que o sucesso de crítica alcançado pelo filme deveu-se à onda nostálgica que invadiu o cinema neste ano, não menosprezando os dois bons filmes apresentados. Não esqueçamos que o ano de 1929, ano-marco do presente filme, foi o ano de criação do prêmio Oscar. E, não deixa de ser uma homenagem tanto à Academia, como à sétima arte, o enredo do filme em comento. Comentários paralelos à parte, o filme em si não empolga. E não venham os críticos dizer que é porque não apreciamos filmes do gênero. Não é verdade. Somos apreciadores do cinema mudo. Especialmente, os de Chaplin. Somos apreciadores de cineastas modernos que fazem filmes mudos. Citemos, Mel Brooks, no "Última Loucura de Mel Brooks". Todavia, o que faltou, em parte, foi a trilha sonora se adequar às emoções demonstradas no filme. Fato esse que só começou a ocorrer a partir da cena em que Valentin, desesperado, coloca fogo nas películas. De uma certa forma, se formos analisar a história do cinema, o filme retrata a verdade. Pois os cinéfilos insistem em dizer que, durante a transição entre o cinema mudo e o cinema sonoro, os filmes caíram muito em qualidade. Talvez seja isso que " O Artista" queira, no final, ter demonstrado.

Enfim, nós ,aqui, não pretendemos ser críticos de cinema. Pretendemos somente dizer se gostamos ou não do filme.

O filme é bom. A estória, é candidamente interessante. Só, arrastada. Mas, vale a pena ser visto. Até para fazer valer a sua opinião.

(Felipe Mostardeiro e Maria Lucia Wagner)



CURIOSIDADES:
- Jack, o Cão foi interpretado por três Terriers; Uggie, Dash e Dude. Os três cães foram pintados antes do início das filmagens, para ficarem idênticos.
- Penelope Ann Miller também interpretou Edna Purviance, uma famosa atriz de cinema mudo, em "Chaplin", de 1992, cinebiografia de Charles Chaplin.
- Durante as filmagens, o ator Jean Dujardin morou em uma casa isolada em Hollywood Hills, construída em 1930.
- Primeiro longa-metragem mudo lançado comercialmente, desde "A Última Loucura de Mel Brooks"(Silent Movie), de Mel Brooks, em 1976.


TRAILER:

SINOPSE:
Na Hollywood de 1927, o astro do cinema mudo George Valentin (Jean Dujardin) começa a temer se a chegada do cinema falado fará com que ele perca espaço e acabe caindo no esquecimento. Enquanto isso, a bela Peppy Miller (Bérénice Bejo), jovem dançarina por quem ele se sente atraído, recebe uma oportunidade e tanto para traballhar no segmento. Será o fim de sua carreira e de uma paixão?



ELENCO:
Jean Dujardin ................................. George Valentin
Calvin Dean .................................... Sr. Mr. Sauveur
Bitsie Tulloch .................................. Norma
Bérénice Bejo ................................ Peppy Miller
John Goodman .............................. Zimmer
James Cromwell ............................ Clifton
Penelope Ann Miller ...................... Doris
Missi Pyle ....................................... Constance
Malcolm McDowell ........................ O Mordomo
Joel Murray ..................................... Oficial de Polícia
Beth Grant ....................................... Governanta de Peppy Miller
Ed Lauter ........................................ Mordomo de Peppy Miller
Ken Davitian ................................... Dono da Loja de Penhores

Basil Hoffman ................................. Leiloeiro
Bill Fagerbakke  ............................. Policial
Uggie ............................................... Jack, o Cão 
Dude ................................................ Jack, o Cão 
Dash ................................................ 
Jack, o Cão

SOBRE O ELENCO:
- John Goodman está em:"Caçada Impiedosa", "Arizona Nunca Mais", "Ânsia de Viver", "Corações em Trânsito", "Show Bar", "Uma Vida Sem Limites", "Speed Racer", "Às Margens de Um Crime", "Os Delírios de Consumo de Becky Bloom", "Seita Mortal", "Argo", "Curvas da Vida", "ParaNorman" e "The Internship".
- James Cromwell está em:"Assassinato por Morte", "Ninguém é Perfeito", "Viagem ao Mundo dos Sonhos", "Em Nome de Uma Criança", "Queima de Arquivo", "Impacto Profundo", "À Espera de Um Milagre", " A Mansão Marsten", "Torturados" e "Substitutos".
- Penelope Ann Miller está em:"Uma Noite de Aventuras", "Chaplin", "Na Teia da Aranha", "Os Mensageiros"e "O Primeiro Amor". 
- Malcom McDowell está em:"Laranja Mecânica", "Um Século em 43 Minutos", "Assassinato em Hollywood", "Caligula", "Vingança em Chamas", "Jornada nas Estrelas - Generations",  "Em Boa Companhia", "Assalto Relâmpago", "A Lista", "O Livro de Eli" e "A Mentira".

FICHA TÉCNICA:
Título Original: ............................ The Artist
País de Origem: ........................ França / Bélgica
Gênero: ...................................... Comédia / Romance
Tempo de Duração: ................. 100 minutos
Ano de Lançamento: ................ 2011
Estúdio: ...................................... La Petite Reine, Studio 37, France 3 Cinéma, JD Prod, France 3 Cinéma, Jouror Productions, uFilm, La Classe Américaine
Distribuição: .............................. The Weinstein Company / Paris Filmes
Direção: ..................................... Michel Hazanavicius

Roteiro: ...................................... Michel Hazanavicius
Produtores: ................................ Adrian Politowski, Emmanuel Montamat, Gilles Waterkeyn,Jeremy Burdek, Nadia Khamlichi, Thomas Langmann
Montagem: ................................. Michel Hazanavicius
Edição: ....................................... Anne-Sophie Bion
Direção de Arte: ........................ Gregory S. Hooper
Trilha: ........................................... Ludovic Bource

PATROCÍNIO:
Comércio de Enxovais Água Furtada Ltda
  Rua Luciana de Abreu, 403  
(51) 3346-1314

Nenhum comentário:

Postar um comentário