Fature na Net:

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

AMÉM

AMÉM

Excelente filme do diretor grego Costa Gravas que traz por tema, principalmente,  a relação da Igreja Católica e o nazismo. Aborda, ainda, a omissão de todas as instituições que poderiam ter intercedido no massacre dos judeus e dos ciganos, durante a Segunda Grande Guerra, e não o fizeram. Mostra a luta desesperada de um padre jesuíta e, curiosamente, de um oficial nazista, para sensibilizarem o Vaticano e demais autoridades a respeito do que ocorria nos campos de concentração. Os cenários parecem remeter o espectador à angústia da época e o elenco tem excepcional desempenho, com destaque para o padre Riccardo Fontana e o oficial nazista, Kurt Gernsten.
O filme prende a atenção do início ao fim, sem cair para a pieguice em nenhum momento. Uma denúncia da insensibilidade da alma humana sobre o drama dos judeus e ciganos dizimados naquela época, sendo que a pergunta que nunca foi respondida ali foi novamente feita: por que os poderosos judeus americanos não levantaram suas vozes para protestar contra o holocausto?
Para quem é fã de Costa Gravas, o filme torna-se imperdível. Para quem gosta de temas políticos e polêmicos, obrigatório.

(Felipe Mostardeiro e Maria Lucia Wagner)

CURIOSIDADES:
- Costa-Gavras é também o diretor de "Z", "Estado de Sítio" e "O Quarto Poder".

SINOPSE:
Durante a 2ª Guerra Mundial, um oficial da SS, desenvolve um produto para tornar mais eficiente a limpeza de tanques. Seu produto, porém, é utilizado para matar os judeus nos campos de concentração. Horrorizado, ele procura o jovem padre Ricardo Fontana que, sendo de família influente, poderia solicitar a interferência do Papa Pio XII para impedir o genocídio dos judeus. Nessa trama se desenrola toda a saga desses dois jovens, um movido pela culpa outro pela consciência e toda a intensa luta para salvar milhões de judeus. Ao mesmo tempo a situação cria a polêmica que persegue a igreja católica até hoje: Qual o seu papel na 2ª Guerra ou como é possível ser cristão e nazista? Amém é considerado por muitos como um filme mais polêmico do que a “Paixão de Cristo” de Mel Gibson. O simples cartaz do filme na França provocou protestos e processos na justiça por católicos fervorosos e apesar disso e de ser um filme falado em inglês, ganhou na França o Cesar  de melhor roteiro. Dirigido pelo vencedor do Oscar®, Costa-Gravas "Missing – Desaparecido, Um Grande Mistério", Amém é um filme intenso, provocante, histórico e que discute corajosamente a relação polêmica entre o Vaticano e o III Reich.

ELENCO:
Mathieu Kassovitz ......................... Padre Riccardo Fontana
Ulrich Tukur .................................... Kurt Gernsten
Ulrich Mühe .................................... Médico
Michel Duchaussoy ....................... Cardeal
Ion Caramitru ................................. Conde Fontana
Marcel Iures ................................... Papa Pio XII
Friedrich von Thun ........................ Pai de Kurt
Antje Schmidt ................................ Frau Gerstein
Hanns Zischler .............................. Grawitz


SOBRE O ELENCO:
- Mathieu Kassovitz está também em:"Assassino", "O Quinto Elemento", "Um Sinal de Esperança", "A Isca Perfeita", "Asterix e Obelix: Missão Cleópatra", "A Rebelião" e "O Vigia".

FICHA TÉCNICA:
título original: ................................... Amen
gênero: ............................................ Drama
duração: .......................................... 2 hr 10 min
ano de lançamento: ....................... 2001
site oficial: ....................................... http://www.amen-lefilm.com/
estúdio: ............................................ Le Studio Canal+ / KC Medien AG / KG Productions / Katharina / Mediapro Pictures / Renn Productions / TF1 Film Productions
distribuidora: ................................... Pathé
direção: ........................................... Costa-Gavras
roteiro: ............................................. Costa-Gavras e Jean-Claude Grumberg, baseado em peça teatral de Rolf Hochhuth
produção: ........................................ Claude Berri, Andrei Boncea e Michèle Ray-Gavras
música: ............................................ Armand Amar
fotografia: ........................................ Patrick Blossier
direção de arte: .............................. Maria Miu
figurino: ............................................ Edith Vesperini
edição: ............................................. Yannick Kergoat


PATROCÍNIO:
Comércio de Enxovais Água Furtada Ltda
 Rua Luciana de Abreu, 403  
(51) 3346-1314



Nenhum comentário:

Postar um comentário